Internet das Coisas (IoT)

Todos os objetos da vida cotidiana conectados à internet, agindo de modo inteligente e sensorial. 


Conhecida também por IoT (Internet of Things), o termo de Internet das Coisas consiste na ideia da fusão do “mundo real” com o “mundo digital”, fazendo com que o usuário possa estar em constante comunicação e interação, seja com outras pessoas ou objetos.
Eletrodomésticos, eletrônicos, carros, wearables (dispositivos tecnológicos utilizados como roupa), chaves, mesas, espelhos e etc... são exemplos das  inúmeras possibilidades de anexar a computação e a tecnologia, em coisas que pertençam ao nosso cotidiano.


A partir disso, pode-se dizer que internet das coisas é uma das próximas revoluções tecnológicas que estão por vir. Você já pode perceber sensores inteligentes em praticamente tudo, desde carros, lâmpadas, em hospitais, em plantações fazendo irrigação, em lojas, no trânsito, etc... não apenas servindo de visualização, mas tendo poder de ação e tomando  decisões automáticas.
Imagine chegar em casa e seu ar condicionado já estar ligado e deixando a temperatura ideal, com base nas suas pré-definições, mas também a partir de acesso online a previsão do tempo. Com base na sua localização, sua televisão liga e acessa o streaming pra você continuar vendo o episódio da sua série e, na geladeira, avisos de quais alimentos precisam ser comprados, enfim, as opções são infinitas. Outros exemplos são:

- Meios de pagamento por código NFC, possíveis em celulares e até mesmo relógios;
- Carros autônomos;
-Drones utilizados no serviço, por exemplo na irrigação de plantas e para filmagens;
-Tvs, caixas de som, fones de ouvido e praticamente qualquer eletrônico; 

No livro “Objetos Encantados”, de David Rose, o autor diz basicamente, que estamos voltando a um mundo de animismo, onde os objetos podem de fato agir, como se realmente tivessem consciência.


A realidade vista no desenho dos Jetsons, já não nos parece mais tão distante. De acordo com especialistas, 8,4 bilhões de dispositivos receberam a tecnologia da Internet das Coisas em 2017, um aumento de 31% em relação a 2016. A previsão é de que em 2020 o mundo tenha 20 bilhões de objetos conectados.
Se pararmos para pensar nisso de uma maneira geral, notamos que o mundo irá se tornar inteligente e responsivo, conectado e com a chance de antecipar nossas necessidades.

Comentários

Alex Borges disse…
Ótimo artigo.
Só gostaria de avisar que o título está LOT, porém acho que é IOT
Anônimo disse…
Oi amigo Alex, fico feliz que tenha gostado =)
Obrigada também pelo aviso, já foi corrigido.

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, o que é a automação?

Potencialize resultados com um aplicativo para supermercado

Relatório de Gestão - um diferencial para o aprimoramento do seu negócio