Como otimizar resultados com e-mail marketing

O e-mail marketing é um dos canais mais assertivos na hora de enviar mensagens a targets específicos. Isso porque, além de contar com uma grande base de usuários, esse é um canal de relacionamento que permite alto grau de entrega e visualizações e, portanto, um recurso muito poderoso para melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar a conversão de vendas. Em virtude das ferramentas de envio de e-mails e automação de marketing, esse canal de comunicação não é mais considerado um meio invasivo e de massa, uma vez que as mensagens agora, quando enviadas ao target certo, são relevantes aos usuários.

Confira algumas vantagens de aderir ao uso do e-mail marketing nas estratégias da empresa:

Acesso: O e-mail é uma parte essencial das nossas atividades na internet, uma vez que ele está integrado a qualquer ação que fazemos em outros canais. Por isso, acessar o e-mail cotidianamente é comum para grande parte dos usuários.

Previsibilidade: Diferentemente de outros canais de comunicação, no e-mail marketing o alcance é previsível, pois você tem controle da quantidade de pessoas que receberão sua mensagem.

Flexibilidade: No e-mail, quem decide o layout e o conteúdo é o profissional responsável pelo envio. Ou seja, a equipe tem flexibilidade para enviar textos curtos ou longos ou adicionar imagens, vídeos, gifs e links, conforme o objetivo da mensagem.

Custo-benefício: Para iniciar uma estratégia de e-mail marketing é necessário um domínio, uma boa ferramenta de e-mail marketing e um profissional para executá-la. Esses recursos não demandam tanto investimento e provavelmente eles gerem um grande retorno financeiro.

O e-mail marketing não é apenas uma ferramenta de abordagem promocional e comercial, mas uma estratégia que permite uma comunicação pessoal com potenciais clientes. Por meio do e-mail marketing, é possível engajar, nutrir e educar leads, promover conteúdos, vender e, claro, se relacionar com os consumidores. Para começar a enviar e-mails, é necessário seguir algumas etapas:

Infra-estrutura: Comece colocando um campo para captura de e-mail no site, assim você criará uma lista de qualidade, apenas com pessoas interessadas em receber seu conteúdo.

Lista de e-mail: No momento de montar a lista de e-mails, é importante segmentar conforme o tipo de público, para que a comunicação seja mais eficaz no momento do envio. Para saber como separar seus e-mails, é importante ter alguma pergunta-chave no momento do cadastro do endereço em seu site.

Software de envio: Uma ferramenta que realize disparos de e-mails é um investimento necessário, mesmo que sua lista seja pequena. É possível optar por uma já existente no mercado ou por desenvolver uma personalizada, dependendo do porte e das necessidades da empresa. As vantagens de desenvolver um software personalizado é que ele terá funcionalidades específicas, poderá ser integrado ao CRM e tornará o contato com cada cliente mais efetivo.

Conteúdo: Em posse da ferramenta, é hora de começar a redigir o conteúdo do e-mail. Você pode começar a partir de uma template já existente, ou criar uma nova, conforme seu gosto. O formato responsivo é o que mais trará aberturas e cliques, pois ele se adapta a todos os dispositivos móveis, onde a maioria dos e-mails são lidos atualmente. Algumas dicas na criação do layout são abranger textos e imagens e ser simples e objetivo. Como a proposta de cada empresa é diferente e as listas de e-mails podem abranger públicos totalmente diferentes, o ideal é pensar no conteúdo de forma particular. A ferramenta permite diferentes tipos de abordagens, por isso é essencial testar o envio de várias formas de conteúdos, como atualizações de blog, newsletter, convites para eventos e nutrição de leads e verificar a que mais surte resultados positivos e tem a ver com a estratégia de marketing da empresa.

Acompanhamento: O acompanhamento é essencial para mensurar os resultados das campanhas de e-mail, avaliando a taxa de abertura, cliques, conversões ao site e compras. Essas informações são essenciais para saber o que está dando certo e quais pontos podem melhorar na sua estratégia.

Agora que você tem todas essas informações em mãos, é hora de começar a traçar sua estratégia. Boa sorte!


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