Vale a Pena Terceirizar o Desenvolvimento de Aplicativos de uma Empresa?



Não é nenhuma novidade que a tecnologia já faz parte da realidade da maioria das pessoas, inclusive de você que está lendo agora. Contudo, a partir de uma pesquisa da Deloitte TMT Predictions 2018, percebeu-se que a interação humana com smartphones pode crescer 20% em relação à 2018, evidenciando ainda mais essas novas práticas sociais, que acabam colaborando com que empresas também se modernizem a fim de se aproximar de seus colaboradores e clientes.

Considerando esse cenário mundial de aderência às tecnologias, conclui-se que a melhor forma de se fazer presente para conquistar grande parcela do mercado é através da criação de um aplicativo, que pode ser desenvolvido internamente ou por uma empresa parceira.


A criação de um aplicativo corporativo pode ser orientada por duas maneiras:

Equipe Interna:

Envolve uma equipe de profissionais qualificados, como: programador, designer, analista de sistemas e etc... contratados para trabalhar pela empresa, em seu ambiente organizacional. 

Além disso, cabe considerar que os salários estão acima de outras categorias do mercado de trabalho, além dos encargos trabalhistas, possibilidades de horas extras, entre outras despesas de manutenção de pessoal. Ainda, é preciso incluir os custos com o desenvolvimento do projeto e toda a infraestrutura de TI necessária e adequada para a qualificação dos profissionais contratados, como: hardwares, rede, hospedagem, entre outros...


Equipe Terceirizada/ Empresa parceira:

Envolve terceirizar a criação de aplicativos, por meio do outsourcing, ou seja, a escolha de uma empresa parceira competente e qualificada capaz de se responsabilizar por 100% das etapas e processos necessários para realização de projeto.

Ao contratar uma empresa especializada, todos os custos e detalhes do projeto já são incluídos no contrato de prestação de serviços, além de termos de confidencialidade, prazos para a entrega do aplicativo, possibilidade de suporte, entre outras questões asseguradas em contrato.


Vantagens de se terceirizar criação de aplicativos:

Custos: O principal motivo pelo qual muitas empresas optam, afinal, a redução de custos é evidente quando se mede todo o valor demandado para o desenvolvimento do projeto, seja de infraestrutura, pessoal, hardware, etc. 

Controle: A dificuldade de controle é comum no desenvolvimento de projetos mais elaborados, quando desenvolvidos no setor de TI interno. Isso se dá pois empresas de desenvolvimento de softwares experientes são capazes de desenvolver com melhor precisão o escopo e os prazos, assim como resolver bugs e se dedicar a testes. 

Expertise: Empresas sérias, que trabalham especificamente com essa atividade, desenvolvimento e manutenção de aplicativos, geralmente possuem experiência de anos no mercado, além de profissionais competentes para garantir a qualidade de todo o processo de desenvolvimento. O dinamismo também é uma característica comum, visto que elas se atualizam constantemente com o que há de tendência, aumentando ainda mais a eficácia no processo de criação.

Agilidade: Outra vantagem de trabalhar com uma empresa terceirizada é a agilidade na entrega dos resultados. Visto que empresas que já são experientes no mercado costumam manter uma biblioteca de códigos prontos adaptáveis, que facilita ainda mais esse processo.


O que considerar na escolha de uma empresa:

Uma parceria entre a empresa contratante e a contratada, deve ser pautada pela transparência, para que o projeto resulte em benefícios para todos os envolvidos. Ao escolher uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, é necessário estabelecer alguns fatores de análise de qualificação, como:

  • contrato de prestação de serviços
  • preços adequados;
  • portfólio atrativo;
  • know how dos processos;
  • estabelecimento de prazos cumpríveis;
  • cumprimento de todo o ciclo de desenvolvimento, que abrange customizações, manutenção, recursos de back end e disponibilização em plataformas e lojas de apps, por exemplo;
  • suporte técnico após o lançamento do aplicativo no mercado.


Dessa forma, ao terceirizar a criação de aplicativos, a empresa pode direcionar sua atenção ao que realmente compete aos seus profissionais, estrutura e ramo de atuação. Se você se interessou por essa ideia, entre em contato com a Fluid Objects, vamos tomar um café e conversar sobre os caminhos para sua empresa se tornar digital. 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, o que é a automação?

Potencialize resultados com um aplicativo para supermercado

Relatório de Gestão - um diferencial para o aprimoramento do seu negócio