Endomarketing Digital Vale a Pena?

Endomarketing Digital
Já imaginou aumentar a eficácia da sua comunicação interna, o engajamento e a motivação de seus colaboradores, facilitar a interação da gestão e ainda ter acesso a relatórios que possibilitam à tomada de decisões assertivas no seu negócio? 

E, se te contarmos que isso pode ser feito com a agilidade e qualidade das tecnologias e ainda ser um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes? 

É aí que entra o Endomarketing Digital como um grande aliado para o sucesso do seu negócio!


Mas afinal, o que é Endomarketing?

O Endomarketing, ou marketing interno, é uma categoria de marketing que considera o colaborador também como um cliente, uma parte importante na organização que deve ser valorizada e deve ser visto como o principal aliado para o crescimento da empresa.

Desse modo, assim como as estratégias de valorização de consumidores estão se expandindo para o digital, por conta dos atuais comportamentos sociais, é necessário que o mesmo também ocorra com os funcionários, inclusive para estimular o engajamento com a empresa, com os colegas, para o cumprimento de metas e ainda proporcionar sua satisfação pessoal no ambiente de trabalho.
  • Dentre as ações possíveis atreladas ao Endomarketing estão:
       → Possibilitar a motivação dos funcionários e engajar a equipe;
       → Contribuir para o aumento da produtividade e consequentemente da lucratividade;
       → Atrair novos talentos através de funcionários mais satisfeitos com a empresa, que a promoverão organicamente;
       → Reter os talentos na empresa, afinal não basta atrair, é preciso manter;
       → Melhorar a comunicação interna a partir transparência entre empresa e colaborador;
       → Conscientizar sobre o trabalho desenvolvido pela organização.


Por que o seu negócio deve implementar o ENDOMARKETING no DIGITAL?
Com o desenvolvimento das tecnologias, inúmeras empresas passaram a implementar portais na web, principalmente sites, onde o funcionário poderia ter acesso a materiais exclusivos, como: e-mails, mural de recados, blog, etc. Contudo, muitos só conseguiam, ou preferiam, acessar nos computadores da empresa, por conta da trivialidade do portal. Entretanto, em uma realidade onde a maioria do consumo de internet é através de smartphones, a lógica é que para acessar esses conteúdos que sejam do interesse da organização, se faça por meio de um aplicativo mobile.

Ações feitas no ambiente digital são mais econômicas e proporcionam maior custo-benefício se comparadas as convencionais promovidas no ambiente físico, além de promover economias significativas a longo prazo. Assim, divulgar acontecimentos, realizar campanhas ou reforçar normas ou benefícios, torna-se mais fácil a partir do Endomarketing Digital no Dispositivo Móvel.

  • Alguns dados interessantes sobre a comunicação interna nas empresas:
Segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido, pela consultoria internacional de comunicação interna empresarial Gate House:


→ 42 % das empresas implantou uma rede social empresarial
→ 17% estão usando apps para smartphones
→ 43% dizem que é comum os empregados usarem seus próprios aparelhos para acessar conteúdos internos
→ 2 em cada 3 empresas afirmam que seus funcionários acessam esses canais de casa ou com dispositivos móveis
→ A maior prioridade de comunicação interna na maioria das empresas em 2015, data da pesquisa, foi aprimorar seus canais de comunicação eletrônicos




Possibilidades de um App desenvolvido para Endomarketing:

A lista de possibilidades é infinita! Cabe a empresa perceber o que pode ser conveniente proporcionar aos seus colaboradores e para as seus relatórios, métricas, etc... Mas, listamos algumas possibilidades do que pode ser oferecido em aplicativo de Endomarketing:
  1. Email organizacional ou canal direto;
  2. House Organ/ jornal da empresa;
  3. TV Corporativa; 
  4. Rede Social Corporativa;
  5. Blogs geridos por funcionários;
  6. Editar e publicar você mesmo os conteúdos;
  7. Inserir notícias, vídeos e enquetes;
  8. Obter relatórios; 
  9. Saber quantos funcionários abriram e leram determinado conteúdo;
  10. Organizar seus arquivos (manuais, arquivos pdf, fotos) e disponibilizar para os colaboradores; 
  11. Enviar conteúdos segmentados dentro da empresa. Por exemplo: “Equipe de Vendas”, “Diretores” e etc;
  12. Oferecer treinamentos por meio do app e aumentar a flexibilidade e custo-benefício; 
  13. Modernizar o envio de informes, práticas, metas, valores e incentivos;  
  14. Centralizar todas as informações e dados importantes em uma só ferramenta;
  15. Adequar a empresa as atuais realidades de mercado.

Esses são alguns dos pontos que fazem do investimento em Endomarketing algo tão atraente para a empresa

Agora que você já sabe qual a importância do Endomarketing para o seu negócio, inicie uma observação sobre o perfil de seus colaboradores e perceba que ferramentas devem haver em seu app de endomarketing. Pois, você já percebeu que as tecnologias são uma tendência que vieram para ficar, já fazem parte de todas as esferas da sua vida e não faz sentido deixar de utilizá-la como um parceiro estratégico na melhoria da comunicação, motivação dos profissionais, na performance e benefício da companhia em geral.

Dessa forma, você perceberá os bons resultados em sua organização, unindo agilidade, eficácia e produtividade.



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