Inteligência Artificial: facilitador da vida contemporânea

A Inteligência Artificial (IA) foi desenvolvida visando criar dispositivos capazes de raciocinar, perceber, resolver problemas e tomar decisões como seres humanos, ou seja, para dar às máquinas a capacidade de serem inteligentes. Essa área da ciência, há décadas é impulsionada pelo rápido desenvolvimento da computação e da informação, agregando rapidamente vários elementos à IA.

Atualmente, os mercados mais bem explorados são os de aparelhos elétricos que possuem conectividade entre si, para agilizar tarefas cotidianas e tornar fáceis tarefas que necessitariam de muito tempo. 

A Inteligência Artificial está presente em muitas histórias de ficção científica, seja em livros, desenhos animados ou filmes. Um autor que se destaca nesta área é o russo Isaac Asimov, autor de histórias de sucesso como "Eu, Robô" e "O Homem Bicentenário". Ambas receberam adaptação para o cinema.  

Já na vida real, são diversas as aplicações da Inteligência Artificial: jogos, programas de computador, aplicativos de segurança para sistemas informacionais, aparelhos capazes de auxiliar em tarefas da casa, dispositivos para reconhecimentos de escrita a mão e reconhecimento de voz. Exemplos bastante utilizados no cotidiano são os assistentes virtuais como Siri e Cortana, que usam reconhecimento de voz para ajudar os usuários em suas tarefas diárias.

A Inteligência Artificial é um tema bastante complexo e controverso. São inúmeros os pontos a favor e contra e cada lado tem razão em suas afirmações. Muitas pessoas apresentam aversão a essa tecnologia, pois há uma preocupação com o que pode acontecer caso as máquinas se tornem mais inteligentes que humanos. Há, ainda, a possibilidade de utilizar a Inteligência Artificial como um facilitador da vida contemporânea, contribuindo para a qualidade de vida do ser humano. Agora só nos cabe esperar e ver até onde a IA pode nos levar. 


Entre em contato com a Fluid Objects e converse com nossos profissionais: www.fluidobjects.com.br
Baixe nosso e-book e entenda por que sua empresa deve mudar para o mobile
Veja também: Realidade Aumentada: uma nova forma de se relacionar com as máquinas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, o que é a automação?

Potencialize resultados com um aplicativo para supermercado

Relatório de Gestão - um diferencial para o aprimoramento do seu negócio