Transformação digital: é tempo de mudança

Imagem
A transformação digital nas corporações vai além do uso de redes sociais e compartilhamento de arquivos na nuvem: ela envolve a adoção de uma cultura digital para reestruturação e otimização dos processos internos, de forma a promover inovação no modelo de negócios, melhora da eficiência, aprimoramento da experiência do cliente, ampliação de vantagens competitivas e auxílio na tomada de decisões. Com a inovação desenfreada provocada pela tecnologia da informação e as pessoas nutrindo novas necessidades a todo o momento, as empresas devem estar atentas e preparadas para moldar os negócios constantemente.

A evolução digital viabiliza novas oportunidades e representa uma diferenciação no mercado. Os resultados podem ser constatados na prática: dentre os benefícios percebidos por empresas que já adotaram a transformação digital em seus modelos de negócios estão o aumento do market share, do engajamento do consumidor em canais digitais e do volume de tráfego na web/mobile, de acordo com p…

Inteligência Artificial: facilitador da vida contemporânea

A Inteligência Artificial (IA) foi desenvolvida visando criar dispositivos capazes de raciocinar, perceber, resolver problemas e tomar decisões como seres humanos, ou seja, para dar às máquinas a capacidade de serem inteligentes. Essa área da ciência, há décadas é impulsionada pelo rápido desenvolvimento da computação e da informação, agregando rapidamente vários elementos à IA.

Atualmente, os mercados mais bem explorados são os de aparelhos elétricos que possuem conectividade entre si, para agilizar tarefas cotidianas e tornar fáceis tarefas que necessitariam de muito tempo. 

A Inteligência Artifical está presente em muitas histórias de ficção científica, seja em livros, desenhos animados ou filmes. Um autor que se destaca nesta área é o russo Isaac Asimov, autor de histórias de sucesso como "Eu, Robô" e "O Homem Bicentenário". Ambas receberam adaptação para o cinema.  

Já na vida real, são diversas as aplicações da Inteligência Artificial: jogos, programas de computador, aplicativos de segurança para sistemas informacionais, aparelhos capazes de auxiliar em tarefas da casa, dispositivos para reconhecimentos de escrita a mão e reconhecimento de voz. Exemplos bastante utilizados no cotidiano são os assistentes virtuais como Siri e Cortana, que usam reconhecimento de voz para ajudar os usuários em suas tarefas diárias.

A Inteligência Artificial é um tema bastante complexo e controverso. São inúmeros os pontos a favor e contra e cada lado tem razão em suas afirmações. Muitas pessoas apresentam aversão a essa tecnologia, pois há uma preocupação com o que pode acontecer caso as máquinas se tornem mais inteligentes que humanos. Há, ainda, a possibilidade de utilizar a Inteligência Artificial como um facilitador da vida contemporânea, contribuindo para a qualidade de vida do ser humano. Agora só nos cabe esperar e ver até onde a IA pode nos levar. 


Entre em contato com a Fluid Objects e converse com nossos profissionais: www.fluidobjects.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aplicativos corporativos personalizados: entenda o custo-benefício

Como otimizar resultados com e-mail marketing

Transformação digital: é tempo de mudança