Aplicativos corporativos personalizados: entenda o custo-benefício

Imagem
Aplicativos são uma excelente ferramenta para gestão empresarial. Mas você sabia que os aplicativos customizados, ou seja, aqueles criados dentro da empresa ou por um desenvolvedor terceirizado especificamente para necessidades da corporação, apresentam melhores resultados?
Segundo relatório da FileMaker, subsidiária da Apple, o uso de aplicativos personalizados contribui para o aumento da produtividade, da racionalização do trabalho e alcance de metas das equipes. Colocando essas informações em números, 71% das empresas relataram aumento da produtividade, 82% notaram redução nas tarefas ineficientes, 63% apontam melhorias na prestação de serviços e 60% apresentam maior ROI.
Antes de desenvolver um aplicativo customizado de gestão corporativa, algumas dicas podem ser levadas em conta, a fim de que se tire o máximo proveito do software em termos de eficiência e resultados:
- Ouvir a equipe: é importante ouvir os colaboradores a fim de entender seus interesses e necessidades, para que o…

Gestão para pequenas empresas


Os principais entraves para o crescimento de micro e pequenas empresas são dificuldades quanto à análise de finanças, planejamento dos gastos e o cumprimento de todas as tarefas.

A dificuldade em gerir as finanças está relacionada também com a falta de foco, uma vez que constatamos que, em grande parte das empresas, o profissional responsável pela área financeira também exerce outras funções dentro do negócio.

Veja algumas dicas para aperfeiçoar a gestão de uma empresa de pequeno porte:

Controle de caixa

É comum micro e pequenas empresas terem problemas em relação à gestão de entrada e saída de dinheiro. Isso acontece porque os empresários não utilizam plataformas digitais para controlarem o fluxo de caixa. Sem os dados financeiros em tempo real, as decisões acabam sendo baseadas em achismos. A falta desse controle traz problemas de longo prazo muito sérios.

Baixo nível de organização

Um dos motivos para que pequenos negócios não darem certo é a falta de atualização dos dados financeiros. E, quando há algum tipo de controle, muitas vezes são feitos em papel ou manualmente, práticas que consomem tempo e são mais suscetíveis a erros.

Tecnologia

A ideia de que ferramentas digitais que auxiliam a gestão financeira são caras afastam os empresários dessas plataformas. Dessa maneira, acabam seguindo modelos de negócios antiquados, baseados em controles informais da empresa. Com uma plataforma de gestão, proprietários e contadores podem verificar em tempo real a condição financeira da companhia.

Nova geração de empresários

Quem se acostumou ao computador desde criança deve usar essa prática a seu favor. A paciência dessa geração para documentos em papel, filas e outros tipos de burocracia é menor. Ao mesmo tempo, são pessoas mais comunicativas e com habilidades multitarefa. Essas são características que, se aplicadas ao ambiente de negócios, aumentam a produtividade dos funcionários.

Foco

O quadro de funcionários em micro e pequenas empresas é de baixo. Por isso, é comum uma pessoa ter de realizar diversas tarefas, como contato com clientes, produção, vendas, além da gestão. A falta de foco prejudica os negócios. Uma produção mais efetiva exige funcionários concentrados em tarefas próprias.

A digitalização de processos de gestão pode causar dúvidas quanto à efetividade entre os proprietários de micro e pequenas empresas. Esse tipo de investimento, no entanto, facilita muito as atividades internas, uma vez que todos os processos ficam integrados no software. Como cada empresa apresenta necessidades específicas, o desenvolvimento de um aplicativo de gestão personalizado proporciona resultados ainda mais satisfatórios, ao passo que diminui o tempo despendido em cada tarefa, reduz custos e auxilia no aumento das vendas.

Conheça a Fluid Objects: www.fluidobjects.com.br


Veja também: Um site responsivo agrega valor ao seu negócio



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aplicativos corporativos personalizados: entenda o custo-benefício

Como otimizar resultados com e-mail marketing

Por que seu restaurante deveria ter um aplicativo