Digital twin



Em um cenário de grandes desafios, onde consumidores estão cada dia mais exigentes e mercados extremamente voláteis e disputados, os processos de produção se tornam cada vez mais complexos. Os fabricantes necessitam cada vez mais reduzir seus custos, evitar desperdícios, terem mais agilidade, mantendo sua qualidade e ciclo de vida de seus produtos. 

Em um ambiente tão adverso, as fábricas terão cada vez mais que utilizar tanto do virtual quanto o real, fazendo-os trabalharem juntos. Então surgiu o conceito de Digital twin (gêmeo digital) que desempenha um papel essencial na manufatura. O digital twin é uma cópia digital que é criada e desenvolvida simultaneamente com a própria fábrica (na maioria dos casos, junto com seu projeto).

Um bom exemplo é a Optima, a fábrica de equipamentos para produção de embalagens adotou um novo sistema de transporte na alemanha que utiliza o mapeamento digital no seu sistema de transporte. E também adotou um sistema de mecatrônica que pode ser desenvolvido, testado e validado digitalmente. Isto permite que as ideias sejam avaliadas e aprimoradas antes mesmo que comece a fabricação. 

Todos os dados da máquina real foram copiados durante a fase do projeto, e armazenado digitalmente. Podendo assim ter a simulação de qualquer mudança de operação e fluxo de produto ao longo do ciclo de vida da máquina.

Usando de uma conexão à nuvem computacional podemos avaliar dados dos indicadores principais da performance, como dos itens produzidos, analisar o tempo de inatividade, taxa de falhas e dos dados de energia.

O usuário pode também ganhar flexibilidade na fase de projeto e operação, utilizando ferramentas para a digitalização do ciclo de vida da maquina.

Um dos pilares de uma nova revolução, surge como o gêmeo digital, batizada de Indústria 4.0, número que faz referência às mudanças históricas ocorridas anteriormente pelas máquinas a vapor, eletricidade e automação.

As várias etapas de produção de um equipamento desta industria estão conectadas, com softwares e robôs de gerenciamento identificando alterações que ocorrem no processo e tomando todas as medidas necessárias. 

Com a digitalização, podemos oferecer processos de automação eficientes, reduzir o tempo de produção e o desperdício, além de agregar valor e permitir a oferta de produtos diferenciados. 

As empresas que oferecem os softwares necessários para a criação do gêmeo digital devem sempre demonstrar, com exemplos concretos, como a cópia digital das máquinas reais e suas capacidades de simulação auxiliam nos processos de negócios de seus clientes tornando-os mais flexíveis e eficientes. E a maioria destes recursos já estão em uso atualmente. Não é preciso esperar muito.

Conheça a Fluid Objects: www.fluidobjects.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, o que é a automação?

Potencialize resultados com um aplicativo para supermercado

Relatório de Gestão - um diferencial para o aprimoramento do seu negócio