O que um chatbot pode fazer por sua empresa?

O chatbot é uma espécie de assistente virtual que gerencia a troca de mensagens entre um robô e um usuário.

Esse tipo de software é relativamente novo no Brasil e pode ser um grande aliado das empresas, pois consegue responder às dúvidas dos clientes com agilidade e precisão. Para tal, o aplicativo é instalado nos canais de comunicação mais usados pelas corporações, como SMS, Facebook Messenger, WhatsApp e Telegram.

Dessa forma, quando um usuário entra em contato com a empresa, o software é acionado para responder às perguntas que estão a seu alcance. Existem chatbots bastantes simples, que funcionam utilizando algumas automatizações e respostas programadas, e outros mais complexos, que conseguem responder a uma série de perguntas, fazendo uso da inteligência artificial.


Por que aderir ao chatbot?
  • Versatilidade: Podem ser usados com diversas finalidades, como resolver dúvidas, agilizar interações, difundir conhecimentos, atender demandas, apresentar orientações, controlar processos, etc.
  • Acessibilidade: Por ser integrado às redes sociais já conhecidas pelos usuários, o chatbot oferece uma linguagem fácil e interface acessível.
  • Redução de custos: O software pode resolver demandas básicas sem o acionamento de um colaborador, diminuindo o fluxo de ligações e reduzindo custos com telefonia.
  • Personalizáveis: A empresa pode personalizar a linguagem do robô de acordo com seu posicionamento, seja ele descontraído ou sistemático.
  • Engajadores: Embora o atendimento seja realizado por um robô, ele pode ser totalmente pessoal. O uso da inteligência artificial faz com que o chatbot resolva as demandas do usuário utilizando uma linguagem que desperta o interesse e faz com que ele compartilhe sua experiência.
  • Disponibilidade: Ao incorporar um chatbot na sua empresa, a tendência é potencializar a qualidade do atendimento, no sentido de agilidade e volume. O software opera a qualquer hora do dia e pode suprir a ausência de um grande número de funcionários.
  • Podem realizar vendas: Os chatbots podem ser excelentes vendedores pois utilizam o histórico de compras e interações anteriores para oferecer produtos que são relevantes para o cliente.

O uso de chatbots é uma ótima alternativa para agilizar o atendimento, mas há casos em que a interação humana é imprescindível para resolver o problema do usuário. Demonstrar empatia pelas questões do cliente é algo que só pode ser realizado pelo atendimento humano.

Aproveitando o chatbot da maneira correta, ele se torna uma ferramenta indispensável à empresa e que pode ser útil em diversas situações.


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Veja também: Gestão para pequenas empresas



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