Aplicativos corporativos personalizados: entenda o custo-benefício

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Aplicativos são uma excelente ferramenta para gestão empresarial. Mas você sabia que os aplicativos customizados, ou seja, aqueles criados dentro da empresa ou por um desenvolvedor terceirizado especificamente para necessidades da corporação, apresentam melhores resultados?
Segundo relatório da FileMaker, subsidiária da Apple, o uso de aplicativos personalizados contribui para o aumento da produtividade, da racionalização do trabalho e alcance de metas das equipes. Colocando essas informações em números, 71% das empresas relataram aumento da produtividade, 82% notaram redução nas tarefas ineficientes, 63% apontam melhorias na prestação de serviços e 60% apresentam maior ROI.
Antes de desenvolver um aplicativo customizado de gestão corporativa, algumas dicas podem ser levadas em conta, a fim de que se tire o máximo proveito do software em termos de eficiência e resultados:
- Ouvir a equipe: é importante ouvir os colaboradores a fim de entender seus interesses e necessidades, para que o…

O que um chatbot pode fazer por sua empresa?

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O chatbot é uma espécie de assistente virtual que gerencia a troca de mensagens entre um robô e um usuário.

Esse tipo de software é relativamente novo no Brasil e pode ser um grande aliado das empresas, pois consegue responder às dúvidas dos clientes com agilidade e precisão. Para tal, o aplicativo é instalado nos canais de comunicação mais usados pelas corporações, como SMS, Facebook Messenger, WhatsApp e Telegram.

Dessa forma, quando um usuário entra em contato com a empresa, o software é acionado para responder às perguntas que estão a seu alcance. Existem chatbots bastantes simples, que funcionam utilizando algumas automatizações e respostas programadas, e outros mais complexos, que conseguem responder a uma série de perguntas, fazendo uso da inteligência artificial.

Por que aderir ao chatbot?

  • Versatilidade
Podem ser usados com diversas finalidades, como resolver dúvidas, agilizar interações, difundir conhecimentos, atender demandas, apresentar orientações, controlar processos, etc.

  • Acessibilidade
Por ser integrado às redes sociais já conhecidas pelos usuários, o chatbot oferece uma linguagem fácil e interface acessível.

  • Redução de custos
O software pode resolver demandas básicas sem o acionamento de um colaborador, diminuindo o fluxo de ligações e reduzindo custos com telefonia.

  • Personalizáveis
A empresa pode personalizar a linguagem do robô de acordo com seu posicionamento, seja ele descontraído ou sistemático.

  • Engajadores
Embora o atendimento seja realizado por um robô, ele pode ser totalmente pessoal. O uso da inteligência artificial faz com que o chatbot resolva as demandas do usuário utilizando uma linguagem que desperta o interesse e faz com que ele compartilhe sua experiência.

  • Disponibilidade
Ao incorporar um chatbot na sua empresa, a tendência é potencializar a qualidade do atendimento, no sentido de agilidade e volume. O software opera a qualquer hora do dia e pode suprir a ausência de um grande número de funcionários.

  • Podem realizar vendas
Os chatbots podem ser excelentes vendedores pois utilizam o histórico de compras e interações anteriores para oferecer produtos que são relevantes para o cliente.


O uso de chatbots é uma ótima alternativa para agilizar o atendimento, mas há casos em que a interação humana é imprescindível para resolver o problema do usuário. Demonstrar empatia pelas questões do cliente é algo que só pode ser realizado pelo atendimento humano.

Aproveitando o chatbot da maneira correta, ele se torna uma ferramenta indispensável à empresa e que pode ser útil em diversas situações.


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