Gestão para pequenas empresas


 Os principais entraves para o crescimento de micro e pequenas empresas são dificuldades quanto à análise de finanças, planejamento dos gastos e o cumprimento de todas as tarefas.

A dificuldade em gerir as finanças está relacionada também com a falta de foco, uma vez que constatamos que, em grande parte das empresas, o profissional responsável pela área financeira também exerce outras funções dentro do negócio.

Veja algumas dicas para aperfeiçoar a gestão de uma empresa de pequeno porte:

Controle de caixa: É comum micro e pequenas empresas terem problemas em relação à gestão de entrada e saída de dinheiro. Isso acontece porque os empresários não utilizam plataformas digitais para controlarem o fluxo de caixa. Sem os dados financeiros em tempo real, as decisões acabam sendo baseadas em achismos. A falta desse controle traz problemas de longo prazo muito sérios.

Baixo nível de organização: Um dos motivos para que pequenos negócios não darem certo é a falta de atualização dos dados financeiros. E, quando há algum tipo de controle, muitas vezes são feitos em papel ou manualmente, práticas que consomem tempo e são mais suscetíveis a erros.

Tecnologia: A ideia de que ferramentas digitais que auxiliam a gestão financeira são caras afastam os empresários dessas plataformas. Dessa maneira, acabam seguindo modelos de negócios antiquados, baseados em controles informais da empresa. Com uma plataforma de gestão, proprietários e contadores podem verificar em tempo real a condição financeira da companhia.

Nova geração de empresários: Quem se acostumou ao computador desde criança deve usar essa prática a seu favor. A paciência dessa geração para documentos em papel, filas e outros tipos de burocracia é menor. Ao mesmo tempo, são pessoas mais comunicativas e com habilidades multitarefa. Essas são características que, se aplicadas ao ambiente de negócios, aumentam a produtividade dos funcionários.

Foco: O quadro de funcionários em micro e pequenas empresas é de baixo. Por isso, é comum uma pessoa ter de realizar diversas tarefas, como contato com clientes, produção, vendas, além da gestão. A falta de foco prejudica os negócios. Uma produção mais efetiva exige funcionários concentrados em tarefas próprias.

A digitalização de processos de gestão pode causar dúvidas quanto à efetividade entre os proprietários de micro e pequenas empresas. Esse tipo de investimento, no entanto, facilita muito as atividades internas, uma vez que todos os processos ficam integrados no software. Como cada empresa apresenta necessidades específicas, o desenvolvimento de um aplicativo de gestão personalizado proporciona resultados ainda mais satisfatórios, ao passo que diminui o tempo despendido em cada tarefa, reduz custos e auxilia no aumento das vendas.


Conheça a Fluid Objects: www.fluidobjects.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, o que é a automação?

Potencialize resultados com um aplicativo para supermercado

Relatório de Gestão - um diferencial para o aprimoramento do seu negócio