O que é um sistema de CRM e por que adotar na sua empresa

Relacionar-se com os clientes de maneira efetiva é o objetivo de toda corporação que almeja bons resultados. Para que isso realmente aconteça, é necessário estar munido com informações corretas e atualizadas sobre sua gama de clientes e prospects.

O uso do sistema de CRM (Customer Relationship Management) é uma solução eficaz para gerenciamento eletrônico do relacionamento com os clientes, ideal para empresas que precisam ter controle minucioso sobre negociações com consumidores. Esse tipo de software apresenta funções específicas e personalizadas que visam facilitar o contato com pessoas que realmente interessam ao seu negócio. Quando a equipe de vendas encontra as pessoas certas, no momento em que elas estão propensas a realizar uma compra, o resultado é um melhor aproveitamento do tempo, redução de custos e um acréscimo nas transações comerciais.

Conheça as principais funcionalidades dessa tecnologia e como o sistema pode ser útil no mercado corporativo:


  • Centralizar o cadastro de clientes: Ideal para o cadastro de informações de clientes, fornecedores e parceiros. Uma das vantagens da utilização do sistema é que ele segmenta os contatos de forma rápida, precisa e simplificada, facilitando o acesso a nichos específicos de clientes;

  • Salvar o histórico de relacionamento: Funcionalidade indispensável para que a equipe tenha controle sobre o que está sendo discutido com o cliente;

  • Avisar quando entrar em contato com clientes: A concretização de uma venda muitas vezes leva meses. O sistema de CRM é um grande parceiro nesse sentido pois lembra, automaticamente, quando contatar novamente um consumidor. Essa funcionalidade agiliza atividades que podem ser morosas e desgastantes com o uso de planilhas manuais;

  • Identificar oportunidades de negócio: O sistema de CRM alinha informações de modo que a equipe de vendas detecte os consumidores que merecem atenção priorizada. O bom relacionamento com esse grupo é crucial para os resultados positivos da empresa, pois os clientes fidelizados são os responsáveis pela maior parte do lucro de um organização;

  • Apresentar as preferências de compra de seus consumidores: O sistema analisa quais bens ou serviços foram adquiridos anteriormente e permite que você ofereça outros produtos interessantes e relevantes ao cliente.

  • Mensurar resultados de campanhas de marketing: Um sistema de CRM ajuda a analisar resultados, centralizando dados de campanhas. Um programa personalizado registra o mailing enviado, bem como as vendas realizadas, e cruza informações para identificar quais negócios fechados foram decorrência de acesso à newsletters, por exemplo.

  • Segmentar os clientes: Por meio das informações que você já tem referentes a dados pessoais, preferências e canais de relacionamento ideais, é possível segmentar seus clientes em grupos particulares. A segmentação proporciona maior assertividade ao oferecer produtos e serviços direcionados às necessidades específicas de cada comprador.

  • Centralizar o atendimento e o suporte: Todo contato realizado é registrado no sistema de CRM para análise posterior. Com isso, é possível aperfeiçoar a atuação junto aos clientes, melhorando a qualidade dos serviços, além de registrar dúvidas, sugestões e reclamações. A partir dessa análise, é possível saber a classificação do produto perante o consumidor, os melhores horários para o contato, insatisfações por parte dos clientes, entre outras informações valiosas.

  • É usado no cloud/nuvem: o sistema é de fácil instalação e manutenção, uma vez que não precisa ser hospedado nos servidores da empresa.


Apesar das diversas soluções eficientes do sistema de CRM, é importante ressaltar que cada empresa apresenta demandas específicas, que devem ser atendidas de maneira simples e eficaz. Para descobrir qual é o sistema de CRM ideal para sua organização, converse com sua equipe de vendas para entender as necessidades do setor e procure uma empresa de desenvolvimento de softwares especializada.

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